SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O papel dos psicólogos em situações de emergências e desastresJ.B.Watson, a psicologia experimental e o condutismo 100 anos depois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ARAUJO, Saulo de Freitas. O Manifesto dos filósofos alemães contra a psicologia experimental: introdução, tradução e comentários. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 298-311. ISSN 1808-4281.

Embora a psicologia tenha já há muito se separado institucionalmente da filosofia por todo o mundo, a história dessa separação é ainda pouco conhecida tanto por psicólogos quanto por filósofos. No entanto, diversamente do que se possa imaginar, essa separação não ocorreu de forma homogênea em todos os países. Ao contrário, ela reflete as particularidades de cada contexto cultural em questão. O objetivo deste artigo é contextualizar, em linhas gerais, um dos momentos decisivos na relação entre a filosofia e a psicologia na tradição alemã, que contribuiu para a posterior separação institucional de ambas naquela cultura: o Manifesto dos filósofos alemães, em 1913, contra a ocupação de cátedras de filosofia por psicólogos experimentais. Ao lado da tradução integral do manifesto, pela primeira vez publicada em português, será oferecida uma introdução e comentários gerais sobre o contexto envolvendo a preparação e as consequências do referido documento.

Palavras-chave : Filosofia alemã; Psicologia experimental; História da psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )