SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º anoPrática Pedagógica e o Desenvolvimento da Consciência Fonológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ROAZZI, Antonio; ROAZZI, Maira M.; JUSTI, Cláudia Nascimento Guaraldo  e  JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. A relação entre a habilidade de leitura e a consciência fonológica: estudo longitudinal em crianças pré-escolares. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 420-446. ISSN 1808-4281.

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa longitudinal em crianças falantes de língua portuguesa, investigando a relação entre consciência fonológica e a aprendizagem da leitura. A consciência fonológica foi medida por meio de tarefas que envolviam a fusão e a segmentação silábica e fonêmica que foram aplicadas na pré-escola e no final do primeiro ano de alfabetização. Análises de regressão linear múltipla controlando a idade e a inteligência (verbal e não verbal) foram realizadas e apenas os escores na tarefa de fusão silábica aplicada no final do primeiro ano de alfabetização predisseram os escores em um teste de leitura aplicado no mesmo período. Porém análises não paramétricas indicaram que ambas as tarefas de fusão (fonêmica e silábica) aplicadas na pré-escola predisseram a leitura um ano depois. Esses resultados foram discutidos considerando-se a natureza das tarefas de consciência fonológica empregadas e o seu papel em relação ao aprendizado da leitura.

Palavras-chave : Consciência fonológica; Leitura; Fusão e segmentação fonêmica/silábica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )