SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Teaching practice and phonological awareness developmentPostgraduate studies and the studies of the relationship between metalinguistic skills and written language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MELO, Rosane Braga de  and  CORREA, Jane. Consciência Fonológica e a Aprendizagem da Leitura e Escrita por Adultos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 460-479. ISSN 1808-4281.

O presente estudo examina o papel de diferentes habilidades de consciência fonológica para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita por jovens e adultos no Português Brasileiro, considerando outras habilidades linguístico-cognitivas que concorrem para este aprendizado como a habilidade verbal, memória e os níveis iniciais de leitura e de escrita com os quais os participantes ingressaram na Educação de Jovens e Adultos. Foram avaliados no início e ao final do ano letivo, trinta e oito jovens e adultos matriculados em classes de alfabetização no Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que o nível inicial de leitura e a habilidade de segmentação foram os melhores preditores do desenvolvimento tanto da leitura quanto da escrita ao final do ano letivo.

Keywords : Consciência fonológica; Leitura; Escrita; Adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )