SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prática Pedagógica e o Desenvolvimento da Consciência FonológicaA pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MELO, Rosane Braga de  e  CORREA, Jane. Consciência Fonológica e a Aprendizagem da Leitura e Escrita por Adultos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 460-479. ISSN 1808-4281.

O presente estudo examina o papel de diferentes habilidades de consciência fonológica para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita por jovens e adultos no Português Brasileiro, considerando outras habilidades linguístico-cognitivas que concorrem para este aprendizado como a habilidade verbal, memória e os níveis iniciais de leitura e de escrita com os quais os participantes ingressaram na Educação de Jovens e Adultos. Foram avaliados no início e ao final do ano letivo, trinta e oito jovens e adultos matriculados em classes de alfabetização no Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que o nível inicial de leitura e a habilidade de segmentação foram os melhores preditores do desenvolvimento tanto da leitura quanto da escrita ao final do ano letivo.

Palavras-chave : Consciência fonológica; Leitura; Escrita; Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )