SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Consciência Fonológica e a Aprendizagem da Leitura e Escrita por AdultosA coerência e a coesão nos textos de opinião de alunos do 5º ano de ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MOURA, Ellen Michelle Barbosa de  e  PAULA, Fraulein Vidigal de. A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escrita. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 480-499. ISSN 1808-4281.

A pós-graduação no país tem um papel fundamental na formação de pesquisadores e na geração de pesquisas e conhecimentos novos a respeito da temática metalinguística e alfabetização. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi mapear a produção acadêmica brasileira sobre desenvolvimento metalinguístico e linguagem escrita, no período de 2005 a 2010, em dissertações e teses. Para este levantamento, foi consultado o banco de teses da CAPES. Os resultados foram organizados conforme o nível da pós-graduação, área de concentração, estado, universidade, termos-chave, características e número de sujeitos investigados, delineamento da pesquisa e ano de defesa. Constatou-se que a produção anual dobrou neste período, somando 187 estudos produzidos nestes cinco anos. Porém, o aumento quantitativo não foi acompanhado, em igual medida, pela diversificação no tipo de delineamento, faixa etária dos sujeitos e das habilidades metalinguísticas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de avanços, limitações e tendências para novos estudos.

Palavras-chave : Escrita; Alfabetização; Metalinguagem; Revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )