SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escritaAfetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PINHEIRO, Luciana Ribeiro  e  GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. A coerência e a coesão nos textos de opinião de alunos do 5º ano de ensino fundamental. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 500-523. ISSN 1808-4281.

Este artigo aborda a produção de textos de opinião como uma atividade facilitada pelas habilidades metacontextuais relativas à coerência e à coesão. O objetivo do estudo apresentado foi identificar e descrever o uso de operadores organizacionais de coesão e a coerência em textos de opinião de 18 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Foi realizada uma intervenção (sequência didática) que comportou a utilização de operadores argumentativos e organizacionais como ferramentas que aprimoram a escrita de textos de opinião. Em virtude do caráter qualitativo da pesquisa e da participação de um número reduzido de alunos as conclusões deste estudo não podem ser generalizadas. Contudo, a intervenção revelou-se eficaz tanto como instrumento de investigação quanto como instrumento de instrução pedagógica. Acredita-se que o tipo de sequência didática utilizado pode servir para contínua avaliação das aprendizagens e dificuldades reveladas pelos alunos, subsidiando (re)elaborações nos planejamentos pedagógicos voltados para a produção de textos de opinião.

Palavras-chave : Opinião; Coerência; Coesão; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )