SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolarRepresentações sociais de professores sobre a qualidade de vida dos seus alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MAFRA, Verônica Cecilia Alves da Silva  e  SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Do novo ao tradicional: a representação da psicologia no judiciário. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 545-562. ISSN 1808-4281.

Este estudo teve como objetivo investigar as representações sociais de psicólogos que trabalham no Poder Judiciário de Pernambuco, acerca da psicologia jurídica. Dele participaram 56 psicólogos. Utilizou-se um questionário, com uma fase de associação livre ao termo indutor psicologia jurídica. As informações daí advindas foram tratadas com o programa de computador de análise de evocações EVOC. Os resultados demonstraram que a psicologia jurídica é representada por estes profissionais como campo de aplicação dos conhecimentos psicológicos e de atuação profissional que está se constituindo e diz respeito às questões legais, sendo um espaço marcadamente de interface. Os dados demonstram também que neste espaço convivem o conhecimento científico e o conhecimento comum. Conclui-se que reconhecer as tensões e conflitos deste campo, assim como as representações paralelas à reformulação teórica e técnica, pode subsidiar o processo crítico de transformações na atuação profissional.

Palavras-chave : Psicologia Jurídica; Atuação profissional; Representação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )