SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2From the new to the traditional: the representation of psychology in the judiciaryThe family as a risk factor and protection in situations of pregnancy and teenage motherhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

NAIFF, Luciene Alves Miguez; NAIFF, Denis Giovani Monteiro  and  BRAZ, Alcina Maria Testa. Representações sociais de professores sobre a qualidade de vida dos seus alunos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 563-585. ISSN 1808-4281.

O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de 110 professores de escolas municipais, localizadas em comunidades que vivenciam vulnerabilidade econômica acerca da qualidade de vida de seus alunos. As representações sociais que produzimos são filtros que nos auxiliam no entendimento do mundo e orientam nossos comportamentos. Foi utilizada a abordagem estrutural das representações sociais que argumenta a favor da existência de um núcleo central e um sistema periférico que organiza hierarquicamente os elementos representacionais. Os elementos mais centrais encontrados foram: saúde, educação, família e alimentação que correspondem às principais carências vivenciadas por seus alunos. Em segundo lugar aparecem os elementos lazer, paz e moradia que também são identificados como deficitários na vida dos alunos pela visão dos professores. Os professores percebem em seus alunos carências de itens básicos que compõem a definição de qualidade de vida e creditam a escola um importante papel na reversão desse quadro.

Keywords : Representações sociais; Professores; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )