SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A família como um dos fatores de risco e de proteção nas situações de gestação e maternidade na adolescênciaO discurso psicanalítico entre outros: considerações sobre Radiofonia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TSCHIEDEL, Rubia Minuzzi  e  TRAESEL, Elisete Soares. Mulher e dor: um estudo na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 611-624. ISSN 1808-4281.

O trabalho apresenta um estudo sobre o trabalho feminino considerando a dor e a somatização como expressões do sofrimento. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica abordando, em especial, a articulação da temática com os fundamentos da psicodinâmica do trabalho e com as pesquisas sobre trabalho e gênero. Existe uma relação complexa que vincula a dor às vivências subjetivas e à identidade social. Da mesma forma, a ausência de espaços para discussão e visibilidade das contribuições da mulher impedem que haja uma reapropriação do significado do seu trabalho enquanto fonte de prazer, independência e realização.

Palavras-chave : Mulher; Dor; Somatização; Psicodinâmica do Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )