SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2As Cores de Pastore: reflexões fenomenológicas sobre o grafite e a arte de viverCaracterísticas das situações estressantes em gestores universitários no contexto do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LEMOS, Daniela Torres de Andrade  e  BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Doença e Morte na Umbanda Branca: A Legião Branca Mestre Jesus. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 677-703. ISSN 1808-4281.

Neste artigo expõem-se e analisam-se as concepções de doença e morte presentes em um renomado centro de cura espiritual, mediante procedimento etnográficos e a consideração dos seus implícitos. Subjacente ao surgimento da Legião Branca Mestre Jesus conta-se a história de uma família de índios cujos fundadores, depois de mortos, se unem no "plano espiritual" para atrair e reunir os seus membros que entretanto se haviam dispersado. Esta narrativa parece ser uma metáfora do encontro e desencontro entre colonizadores e suas vítimas africanas e indígenas. A doença é significada como um sinal de pertencimento a essa família e o fato dos "médicos" serem entendidos como mortos, propõe uma relação de familiaridade com a morte. A concepção reencarnacionista propicia a composição de laços entre biografias diversas, interligando uma revisão da própria identidade a memórias sociais da escravidão, da subjugação colonial e do etnocídio indígena.

Palavras-chave : Etnopsicologia; Cultos afro-brasileiros; Rituais de cura; Morte; Religião e saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )