SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Características das situações estressantes em gestores universitários no contexto do trabalhoO UNICEF e a gestão das famílias: uma análise a partir das ferramentas legadas por Michel Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LYRA, Gabriela Franco Dias; ASSIS, Simone Gonçalves de; NJAINE, Kathie  e  PIRES, Thiago de Oliveira. Sofrimento psíquico e trabalho docente - implicações na detecção de problemas de comportamento em alunos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 724-744. ISSN 1808-4281.

O presente artigo investiga a opinião de professores do ensino fundamental - com e sem sofrimento psíquico - sobre os problemas de comportamento dos alunos e sobre a forma de lidar com esses problemas. Em 2006, 139 professores responderam um questionário autoaplicado a fim de avaliar algumas características do trabalho e a presença de sofrimento psíquico através da escala Self Reported Questionnaire (SRQ-20). Neste mesmo ano, estes profissionais avaliaram a presença de problemas de comportamento em 358 alunos, através da escala Teacher´s Report Form (TRF). Em 2009, 10 Professoras da mesma amostra foram entrevistadas para compreender melhor sobre sua saúde mental e seu trabalho com os alunos. Resultados evidenciam diferenças significativas entre professores com e sem sofrimento psíquico no que tange à forma de avaliar e lidar com os problemas de comportamento dos alunos. A presença de sofrimento psíquico contribui para uma visão mais negativa do trabalho docente.

Palavras-chave : Sofrimento Psíquico; Trabalho Docente; Problemas de Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )