SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2La producción escrita del Departamento de Psicología en la Universidad de Puerto Rico entre 1924-1943: Estudio preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FERRARI, Fernando José. Virgilio Ducceschi e o primeiro laboratório de psicologia experimental em Córdoba, Argentina (1907). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 779-805. ISSN 1808-4281.

Os primeiros historiadores da Psicologia latino-americana têm mencionado muito laconicamente a presença de Vigilio Ducceschi entre os iniciadores da Psicologia Experimental em Latino-américa. Por muitos anos perdeu-se o rasto de este médico fisiologista que sentaria as bases da Psicologia Experimental em Córdoba, Argentina. O presente artigo expõe os principais escritos de este pioneiro da Psicologia Experimental latino-americana e situa ele numa trama histórica que o coloca ao lado das figuras mais relevantes da Psicologia argentina y latino-americana: Horacio Piñero, Victor Mercante, Cristofredo Jackob, José Ingenieros, entre outros. O trabalho precursor de Ducceschi em Latino-américa, e em Córdoba, Argentina, envolveu o ensino de Psicologia na cátedra de Psicologia Experimental que ele criou a partir de 1907, assim como a criação de um novo aparelho de experimentação psicológica: o registrador mental (1907). A cátedra de fisiologia na qual Ducceschi começará a se desempenhar desde 1906, será criada pelo Dr. De Grandis, o mesmo que orientaria a criação do célebre laboratório de Horacio Piñero em Buenos Aires.

Palavras-chave : Psicologia Experimental; Córdoba; Argentina; Virgilio Ducceschi.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )