SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Luzes, câmera... Ação!: No ar, a transformação midiática do conceito de periferia no conceito de comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RASERA, Emerson F.. A Psicologia Discursiva nos estudos em Psicologia Social e Saúde. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 815-834. ISSN 1808-4281.

A Psicologia Discursiva tem ganhado destaque na Psicologia Social nos últimos anos, propondo novos objetos e métodos de investigação. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Discursiva e refletir sobre as tendências e os desafios de sua utilização no campo dos estudos em Psicologia Social e Saúde. A Psicologia Discursiva é descrita a partir de suas influências pela Análise da Conversação, Retórica e Filosofia da linguagem, sendo apresentado o Modelo da Ação Discursiva e as etapas da Análise do Discurso. No campo dos estudos em Psicologia Social e Saúde, são descritas duas tendências: uma que privilegia o estudo dos repertórios interpretativos e outra voltada à construção discursiva do processo saúde-doença-cuidado. Os principais desafios identificados para a utilização desse referencial teórico-metodológico nesse campo de estudos se referem à hegemonia do discurso biomédico na saúde, às tradições realistas de pesquisa e à lógica tecnicista no cuidado em saúde.

Palavras-chave : Psicologia Discursiva; Análise do Discurso; Psicologia Social; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )