SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Luzes, câmera... Ação!: No ar, a transformação midiática do conceito de periferia no conceito de comunidadeMapeamento de competências profissionais de Tutores de cursos na Modalidade à Distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RUIZ, Valéria Salek et al. François Tosquelles, sua história no campo da Reforma Psiquiátrica: Desinstitucionalização e suas pistas para uma abordagem clínica do trabalho centrada na atividade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 855-877. ISSN 1808-4281.

O artigo revisita aspectos da vida e da obra do psiquiatra catalão François Tosquelles, registrando a trajetória e o patrimônio de experimentações no campo da saúde mental, em especial em sua valorização da atividade. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico dos textos por ele publicados, assim como das entrevistas que concedeu, além de materiais publicados por outros autores que se referem a ele ou à sua obra. Entende-se que aí se encontra uma riqueza ainda pouco explorada e que tal pesquisa permite avançar: seja na luta pela reforma psiquiátrica e desinstitucionalização; seja, enfim, explorando o ponto de vista da atividade na abordagem clínica do trabalho.

Palavras-chave : Tosquelles; Reforma Psiquiátrica; Desinstitucionalização; Saúde Mental; Atividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )