SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O Psicólogo e o atendimento a pacientes com ideação ou tentativa de suicídioContribuições do arranjo "Equipe de Referência" a um Centro de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SANTOS, Jorge Luís Gonçalves dos  e  COSTA-MOURA, Fernanda. Angústia de castração e objeto: limites do processo analítico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 922-938. ISSN 1808-4281.

O artigo circunscreve a posição de Lacan diante do que Freud considerou o limite das análises dos neuróticos: o rochedo da castração. Examina as vertentes da angústia delimitadas por Freud nas chamadas neuroses de angústia, na relação estabelecida entre angústia e desejo recalcado e, por último, na inflexão formalizada pelo artigo Inibição, sintoma e angústia. A seguir, aponta como Lacan problematiza o vínculo deixado por Freud entre angústia e ameaça de castração. Ao conceber a angústia como o sinal de um objeto elidido do campo do sujeito, Lacan precisa o ponto a ser atravessado pelos neuróticos em análise.

Palavras-chave : Psicanálise; Angústia de castração; Objeto a; Neurose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )