SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Angústia de castração e objeto: limites do processo analíticoO trabalho como possibilidade de (re)inserção social do usuário de um Centro de Atenção Psicossocial na perspectiva da equipe e do usuário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

CHAVES, Brunna Lisita  y  PEGORARO, Renata F.. Contribuições do arranjo "Equipe de Referência" a um Centro de Atenção Psicossocial. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 939-956. ISSN 1808-4281.

O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, cujo objetivo foi investigar as contribuições do arranjo de "Equipe de Referência" a um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) a partir da perspectiva dos profissionais. Uma equipe de referência é composta por dois ou mais profissionais e é responsável pela confecção e acompanhamento dos projetos terapêuticos de cada usuário do CAPS. Foram entrevistados quatro profissionais componentes da mesma Miniequipe de Referência utilizando roteiro semi estruturado. A análise do conteúdo indicou satisfação no trabalho com esse arranjo, tendo em vista a possibilidade de dividir responsabilidades e somar conhecimentos sobre os usuários. Revelou ainda o distanciamento entre a prática exercida e as produções acadêmicas sobre o arranjo de equipe de referência tendo em vista o desconhecimento, por parte dos profissionais, da existência desse modelo em outros serviços de saúde mental.

Palabras clave : Reforma Psiquiátrica; Centro de Atenção Psicossocial; Equipe.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )