SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Contributions arrangement "Reference Team" to a Psychosocial Care CenterWinnicott´s concept incorporated in enlarged clinic: a look at the treatment of childhood severe mental disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

BURKE, Kelen Patrícia  and  BIANCHESSI, Desirée Luzardo Cardozo. O trabalho como possibilidade de (re)inserção social do usuário de um Centro de Atenção Psicossocial na perspectiva da equipe e do usuário. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 957-976. ISSN 1808-4281.

O presente artigo busca compreender as possibilidades de (re)inserção social do usuário do CAPS,  através do trabalho, a partir da perspectiva do usuário e da equipe. O estudo ocorreu no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, no qual foram entrevistados profissionais e usuários. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e exploratória, sendo a análise dos dados realizada através do método Análise de Conteúdo, utilizando-se temas para o agrupamento dos achados. Os resultados apontam para um sentido do trabalho enquanto um meio de ocupar a mente, produzir vínculos, auxiliar na autoestima e enquanto vivências de satisfação e prazer. Entretanto, o trabalho enquanto possibilidade de (re)inserção social ainda apresenta muitas limitações, impostas pela sociedade capitalista, sendo necessário  repensar modos de trabalhar que favoreçam a criatividade e as possibilidades do sujeito no resgate da sua subjetividade e na busca pela cidadania, promovendo saúde mental.

Keywords : (Re)inserção Social; Saúde Mental; Trabalho; Centro de Atenção Psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )