SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O trabalho como possibilidade de (re)inserção social do usuário de um Centro de Atenção Psicossocial na perspectiva da equipe e do usuárioPrograma Bolsa Família como estratégia de combate à pobreza em Dissertações e Teses no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ANGNES, Nelcí Regina; ROMIO, Caroline Matos; ZUCHETTO, Gabriela  e  DIAS, Hericka Zogbi Jorge. Conceitos Winnicottianos integrados na clínica ampliada: um olhar sobre o tratamento do transtorno mental grave na infância. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 977-989. ISSN 1808-4281.

A presente elaboração teórica surge do interesse de se entremear conceitos presentes na psicologia do desenvolvimento emocional com as diretrizes da assistência em saúde, na atenção à saúde mental. A análise conceitual se propõe a articular os referenciais elaborados por D. W. Winnicott com a cartilha do Ministério da Saúde sobre a Clínica Ampliada na atenção à saúde mental infantil. A relevância deste artigo consiste na necessidade de se pensar como a gestão em saúde pode tornar possível, no âmbito público, o atendimento do transtorno mental grave na infância a partir dos pressupostos trazidos por Winnicott, tais como integração, autonomia e o papel do ambiente no desenvolvimento emocional.

Palavras-chave : Clínica Ampliada; Transtorno Mental Grave na Infância; Winnicott; Promoção de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )