SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Conceitos Winnicottianos integrados na clínica ampliada: um olhar sobre o tratamento do transtorno mental grave na infânciaInvestigando laços afetivos com a escola a partir de mapas ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FREIRE, Viviam Rafaela Barbosa Pinheiro; SILVA, Simone Souza da Costa; CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves  e  PONTES, Fernando Augusto Ramos. Programa Bolsa Família como estratégia de combate à pobreza em Dissertações e Teses no Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 990-1009. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa objetivou mapear Dissertações e Teses sobre o Programa Bolsa Família (PBF) disponíveis no Banco de Teses da Capes. A busca e seleção resultaram em 166 trabalhos entre os anos de 2004-2009. Os resumos foram analisados e categorizados em: 1) Publicação de Dissertações e Teses por nível acadêmico e ano; 2) Área, palavras-chave e método das Dissertações e Teses; 3) Enfoque de investigação nas regiões do Brasil; e 4) Conteúdo temático por nível acadêmico. Observou-se que 75,9% das pesquisas eram compostas de Dissertações de Mestrado acadêmico, sendo um tema de interesse para diversas áreas do Conhecimento. A maioria dos trabalhos (81,3%) utilizou o enfoque empírico. O Nordeste foi a região brasileira mais investigada (45,3%). Houve predominância (33,6%) de pesquisas que não apontavam efeitos positivos ou negativos conclusivos do Programa Bolsa Família (PBF). Conclui-se que não há um consenso na literatura investigada sobre a consolidação do PBF como estratégia de combate à pobreza.

Palavras-chave : Desenvolvimento; PBF; Revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )