SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The Bolsa Família Program as a strategy to combat poverty in dissertations and theses in BrazilThe boy who wanted to be somebody… A study about the life history of adolescents in conflict with the law author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

FELIPPE, Maíra Longhinotti; RAYMUNDO, Luana dos Santos  and  KUHNEN, Ariane. Investigando laços afetivos com a escola a partir de mapas ambientais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 1010-1038. ISSN 1808-4281.

Este estudo investigou lugares na escola em que se gosta mais e menos de estar e as características físicas e psicossociais que os fazem mais ou menos preferidos segundo os participantes da pesquisa, 508 estudantes de uma escola pública de Santa Catarina. A investigação ocorreu por meio de um questionário contendo perguntas abertas e um mapa ilustrativo da escola. Entre os lugares mais preferidos para se estar destacaram-se os pátios, o ginásio poliesportivo e a cantina, sendo a possibilidade de execução de atividades agradáveis a justificativa mais recorrente para se gostar de um determinado ambiente. Já o refeitório, a sala de aula e a biblioteca foram os mais citados como menos preferidos, especialmente em razão de atributos físicos e sensações ambientais desagradáveis ali experienciados. A partir de uma maior compreensão das expectativas ambientais de adolescentes na escola, esperamos poder oferecer critérios para a concepção e a requalificação de ambientes escolares.

Keywords : Ambiente escolar; Adolescência; Preferência ambiental; Psicologia ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )