SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O menino que queria ser gente... Um estudo da história de vida de adolescentes em conflito com a leiAnsiedade, depressão e desesperança em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

AFONSO, Fernanda  e  PEREIRA, Maria da Graça. Morbidade, suporte do parceiro e representações do tabaco em fumantes e abstinentes. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 1068-1088. ISSN 1808-4281.

Este estudo comparou a morbidade psicológica, suporte do parceiro e representações face ao tabaco em 224 fumantes e 169 abstinentes. Os abstinentes, comparados com os fumantes, apresentaram mais suporte do parceiro, positivo e negativo, percecionaram mais consequências do tabaco, maior duração do seu consumo, menor controle pessoal, identificaram mais sintomas, maior preocupação e maior resposta emocional associada ao tabaco. Os fumantes apresentaram menos controle de tratamento. Nos fumantes e abstinentes verificaram-se várias relações significativas entre a morbidade psicológica, as representações face ao tabaco e o suporte do parceiro. Os preditores do suporte do parceiro, nos fumantes, foram o sexo, a idade, morbidade psicológica e controle do tratamento. Por sua vez, nos abstinentes, os preditores foram a idade, a ansiedade, a identidade e a resposta emocional.

Palavras-chave : Tabagismo; Morbidade; Representações; Suporte do Parceiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )