SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Grupos gestálticos: uma proposta fenomenológica de facilitação da cooperaçãoUm estudo comparativo entre dados sociodemográficos e neuroticismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PINTO, Francine Nathálie Ferraresi Rodrigues; BARHAM, Elizabeth Joan  e  ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de. Idosos vítimas de violência: fatores sociodemográficos e subsídios para futuras intervenções. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 1159-1181. ISSN 1808-4281.

A literatura em Psicologia indica que a prevalência de violência contra idosos é maior na esfera doméstica do que em outros contextos, mas é subnotificado. Nesse sentido, é necessário identificar indicadores sociais que são associados à violência. O presente estudo teve como objetivo levantar qual o tipo mais comum de violência contra idosos, comparar o perfil dos idosos que sofreram violência doméstica com idosos da população geral e levantar quais foram seus principais agressores. Foram analisados 712 prontuários de um serviço de disque-denúncia de uma cidade no interior de São Paulo. Os resultados apontam que a maioria dos casos envolvia negligência ou abandono. O perfil dos idosos vítimas de violência era significativamente diferente da população geral de idosos em relação a sua escolaridade, estado civil e etnia. Os principais denunciados foram seus filhos. Estes dados podem subsidiar o preparo de intervenções capazes de reduzir a prevalência de casos de violência contra idosos.

Palavras-chave : Idosos; Violência; Indicadores Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )