SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Elderly victims of violence: sociodemographic factors and subsidies for future interventions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MASO, Mansueto Dal  and  FEITOSA, Fabio Biasotto. Um estudo comparativo entre dados sociodemográficos e neuroticismo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 1182-1197. ISSN 1808-4281.

O neuroticismo tem sido referido como um importante indicador de saúde mental. O estudo do grau de neuroticismo em uma dada população pode ser estratégico para o planejamento de políticas e programas de saúde coletiva. O objetivo do presente estudo foi avaliar o neuroticismo em estudantes universitários do Estado de Rondônia. Participaram como sujeitos deste estudo de levantamento 1.031 universitários de ambos os sexos, entre 18 e 75 anos, que autoavaliaram seu grau de neuroticismo. Os dados foram coletados mediante uso de um formulário com itens sociodemográficos e da Escala Fatorial de Neuroticismo - EFN. Os resultados mostraram que o neuroticismo variou significativamente conforme o sexo e o estado civil. Discutem-se as implicações teóricas e práticas do neuroticismo para a atuação psicológica em saúde coletiva.

Keywords : Neuroticismo; Depressão; Coping.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )