SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Types of conjugality and sexuality in their transition to parentingin medium class women from of Salvador, Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GENNARO, Lisandrea Rodrigues Menegasso  and  BARHAM, Elizabeth Joan. Estratégias para envolvimento parental em fisioterapia neuropediátrica: uma proposta interdisciplinar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 10-28. ISSN 1808-4281.

Em diversos contextos, amplas evidências mostram que a participação de familiares em intervenções com crianças é de suma importância. No entanto, nos estudos brasileiros na área de fisioterapia, existem poucas informações acerca da eficácia de diferentes estratégias para promover envolvimento parental, ainda que no atendimento a crianças com distúrbios neurológicos, este envolvimento também seja de fundamental importância. Nesse trabalho, identifica-se formas de envolver pais, relatadas nas áreas de Educação Infantil, Educação Especial, Educação Musical e Psicologia (Treinamento de Habilidades Sociais). Discute-se a possibilidade da adaptação das estratégias encontradas para contextos de intervenção fisioterapêutica, para que os profissionais e gestores de instituições de reabilitação ampliem o uso de mecanismos para promover a participação da família, visando maximizar os resultados na reabilitação de crianças. Em pesquisas futuras, seria importante avaliar a viabilidade e eficácia da adoção dessas estratégias, na área de fisioterapia.

Keywords : família; fisioterapia; criança; deficiência; reabilitação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )