SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Types of conjugality and sexuality in their transition to parentingin medium class women from of Salvador, BahiaStress, a Disease Related to Time: a study about Brazilian top managers schedules author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

OLIVEIRA, Kamilla Sthefany Andrade de; LUCENA, Marianna Carla Maia Dantas de  and  ALCHIERI, João Carlos. Estresse em cuidadores de pacientes com Alzheimer: uma revisão de literatura. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 47-64. ISSN 1808-4281.

Verifica publicações referentes à temática do estresse em cuidadores de pacientes com Alzheimer, a partir de uma análise das publicações dos anos de 2006 a abril de 2013, sendo os mais recentes em termos de publicação na área. Método: revisa sistematicamente através de buscas nas bases de dados: Scielo, Bireme, PubMed com descritor: "estresse em cuidadores de Alzheimer", escrito em inglês e Português. Resultados: encontra 32 artigos que estavam dentro dos critérios de inclusão, sendo avaliados com base em uma análise temática acerca de questões práticas da atividade, aspectos físico-patológicos e alternativas de intervenções. Dos 32 artigos, 9 se referiam a estudos da prática do cuidar; 13 tratavam dos aspectos físicos- psicopatológicos; e 9 sobre intervenção. Conclusão: conclui que  o estresse nos cuidadores é um ponto que se expande em muitos outros problemas que desencadeiam comprometimentos na qualidade de vida, do ponto de vista físico, mental, psicológico e emocional.

Keywords : estresse fisiológico; cuidadores; doença de Alzheimer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )