SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Estresse em cuidadores de pacientes com Alzheimer: uma revisão de literaturaVida acadêmica e exploração vocacional em universitários formandos: relações e diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TANURE, Betania; NETO, Antonio Carvalho; SANTOS, Carolina Maria Mota  e  PATRUS, Roberto. Estresse, Doença do Tempo: um estudo sobre o uso do tempo pelos executivos brasileiros. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 65-88. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste artigo é verificar a percepção do tempo para os executivos brasileiros e a sua relação com o estresse. Os dados da pesquisa, que conjugou estratégia quantitativa e qualitativa, demonstram que o estresse está diretamente relacionado com o uso do tempo. Há diferença estatisticamente significativa quanto ao grau de satisfação no trabalho entre as pessoas que trabalham de 8 a 9 horas e as que trabalham 12 horas ou mais. Nesse último caso, a freqüência de sintomas de estresse é maior. O tempo dos altos executivos é abordado como algo autônomo, abstrato, independente, tal qual a concepção de tempo associada à concepção mecanicista da natureza. Não por acaso, o estresse já foi caracterizado como uma doença do tempo.

Palavras-chave : executivos; estresse; tempo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )