SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Plantão psicológico como modalidade de atendimento em Psicologia Escolar: limites e possibilidadesPerfil neuropsicológico na Síndrome de Tourette: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

NEUBERN, Mauricio da Silva. Fenomenologia, Hipnose e Dor Crônica: Passos para Uma Compreensão Clínica. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 144-167. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho propõe, por meio das noções fenomenológicas de auto-imagem e esquema corporal, uma possibilidade explicativa e clínica para as relações entre hipnose e dores crônicas. Partindo de uma crítica ao teor médico e nomotético das pesquisas contemporâneas, onde pouco se concebem as questões clínicas, o trabalho enfatiza, como método, um estudo de caso de uma pessoa que se submeteu a um processo hipnoterápico e cujas dores crônicas estavam configuradas tanto em termos de esquema corporal, como de auto-imagem. O trabalho é concluído destacando que não existe uma relação linear entre tais noções e que as dores crônicas se configuram de forma singular em cada pessoa, o que exige uma atitude clínica e qualitativa para acessá-las e compreendê-las, tanto em termos de noções fenomenológicas clássicas, como tempo, espaço e materialidade vividos, como de dimensões sócio-culturais que contribuem para a produção de sentido das experiências cotidianas dos sujeitos.

Palabras clave : hipnose; dor; auto-imagem; corpo; fenomenologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )