SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Fenomenologia, Hipnose e Dor Crônica: Passos para Uma Compreensão ClínicaPsicanálise e Direito: escutar o sujeito no âmbito das medidas socioeducativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva; VILLACHAN-LYRA, Pompéia  y  HAZIN, Izabel. Perfil neuropsicológico na Síndrome de Tourette: um estudo de caso. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 168-181. ISSN 1808-4281.

Neste artigo discutiremos os principais achados da avaliação neuropsicológica de um adolescente com Síndrome de Tourette (ST), uma desordem neurodesenvolvimental rara que se caracteriza pela presença de tiques motores e/ou sonoros que, comumente, emergem na infância ou início da adolescência. Apesar da extensa avaliação de todas as funções cognitivas, pretendemos aqui centrar nossa discussão sobre as funções que são apontadas pela literatura como relevantes para a compreensão do perfil cognitivo neste quadro. Os resultados do caso aqui relatado são compatíveis com a literatura, e sugerem preservação intelectual e da memória de longo prazo, bem como déficits no funcionamento executivo, rebaixamento da velocidade psicomotora e mental, e da memória imediata. A discussão desse caso, dada a raridade do quadro, pode contribuir para a compreensão do funcionamento cognitivo de adolescentes com a ST. Finalmente, discutiremos aspectos importantes para a qualidade da avaliação neuropsicológica e encaminhamentos terapêuticos para os portadores desta síndrome.

Palabras clave : neuropsicologia; avaliação; cognição; síndrome de Tourett.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )