SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Psicanálise e Direito: escutar o sujeito no âmbito das medidas socioeducativasEstigma moral e sofrimento psi: problematizando a individualização do superendividamento do consumidor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BONFIM, Flavia. Todo fálico e não-todo: construções lacanianas sobre a sexuação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 201-213. ISSN 1808-4281.

O interesse deste ensaio é apresentar o avanço teórico produzido por Lacan a partir da introdução da lógica em torno do problema da sexuação, no qual ele delimitou de forma precisa o posicionamento masculino e feminino por meio de suas modalidades de gozo.  É, então, com suas famosas fórmulas da sexuação que o ensino lacaniano articula a diferença anatômica sob a oposição de duas lógicas (a do todo-fálico nos homens e do não-todo nas mulheres) e também duas espécies distintas de gozo (o fálico e o suplementar). Tais construções revelam uma virada decisiva na abordagem da feminilidade, no qual está em evidência a formalização do além do Édipo - uma maneira de aceitar a proposição edípica, mas também de apontar que em seu horizonte só podemos reconhecer a lógica do todo-fálico, que produz a posição masculina, mas não a feminina.

Palavras-chave : sexuação; todo-fálico; não-todo; gozo fálico; gozo suplementar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )