SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Todo fálico e não-todo: construções lacanianas sobre a sexuaçãoJudicialização da vida e penas e medidas alternativas: composições, tensionamentos, problematizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

HENNIGEN, Inês  e  BORGES, João Paulo. Estigma moral e sofrimento psi: problematizando a individualização do superendividamento do consumidor. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 214-238. ISSN 1808-4281.

Em face da ausência de estudos no campo da Psicologia Social sobre o tema, desenvolvemos uma pesquisa exploratória que objetivou conhecer as implicações subjetivas da situação de superendividamento do consumidor. Entrevistamos 24 consumidores que, estando nessa condição, aderiram a um projeto do judiciário gaúcho que propõe a conciliação paraprocessual com os credores; realizamos a análise do material obtido nas entrevistas em consonância com a metodologia da análise de discurso. Dois aspectos interligados que se evidenciaram - a individualização e a dimensão moralizante do superendividamento, que acarretam considerável sofrimento psíquico aos sujeitos - são discutidos e problematizados aqui a luz da perspectiva foucaultiana e das proposições de Nietzsche sobre a moral. Indicamos a necessidade de políticas públicas e estratégias de enfrentamento que considerem a complexidade da situação.

Palavras-chave : superendividamento; subjetivação; moral; consumo; crédito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )