SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O Psicólogo no Campo do Bem-Estar Social: atuação junto às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)A análise dos dados da História Oral: fundamentos para uma Psicologia Crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

BOTTI, Nadja Cristiane Lappann; MACHADO, Jacqueline Simone de Almeida  y  TAMEIRAO, Felipe Viegas. Perfil sociodemográfico e padrão do uso de crack entre usuários em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 290-303. ISSN 1808-4281.

Este estudo objetivou descrever o perfil sociodemográfico e padrão do uso de crack entre usuários em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial de seis cidades da macrorregião oeste de Minas Gerais. Estudo transversal com amostra de 40 usuários de crack em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas estruturadas direcionadas por questionário e análise de prontuários. Os usuários de crack em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial na maioria são homens, jovens, solteiros e com baixa escolaridade. Apresentam idade média de início do uso de crack de 26,45 ± 8,65 anos com tempo médio de uso de 4,5 ± 3,75 anos, sendo que a maioria usa a droga há menos de cinco anos. Apesar do predomínio de comorbidade psiquiátrica, esse resultado não foi significativo. O perfil do usuário de crack na macrorregião oeste de Minas Gerais se assemelha ao encontrado em diferentes pesquisas realizadas no Brasil.

Palabras clave : crack; cocaína; transtornos; pacientes; epidemiologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )