SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Perfil sociodemográfico e padrão do uso de crack entre usuários em tratamento no Centro de Atenção PsicossocialVida humana, mídia e mercado: uma perspectiva sociotécnica das pesquisas com células tronco embrionárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SALGADO, Mara  e  FRANCISCATTI, Kety Valéria Simões. A análise dos dados da História Oral: fundamentos para uma Psicologia Crítica. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 304-319. ISSN 1808-4281.

Este artigo parte da pesquisa "Narrativas de artesãos: documentos da memória mineira" e traz como foco a reflexão sobre os limites e as potencialidades do método de pesquisa História Oral, com orientação das contribuições dos autores da Teoria Crítica da Sociedade, mais especificamente, Adorno, Horkheimer e Benjamin. A História Oral como método de pesquisa permite uma maneira de fazer ciência que reclame por meios de superação da conformada crise que assola o campo científico, por valorizar a razão como saber intelectual e sensível, pois é necessário ao pesquisador e ao entrevistado acessarem a subjetividade tanto para narrar, interpretar e se apropriarem daquilo que foi narrado, ouvido e sentido no campo da pesquisa. Nesse sentido, o trabalho retoma as considerações de Adorno (1959/1986; 1931/1991) acerca da formação cultural e da Fantasia Exata, como forma de interpretação dos dados obtidos com os métodos empíricos.

Palavras-chave : formação cultural; memória; subjetividade; artesanato.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )