SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Depressão na adolescência: habilidades sociais e variáveis sociodemográficas como fatores de risco/proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RODRIGUES, Anelise Lopes; GAVA, Lara Lages; SARRIERA, Jorge Castellá  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Percepção de preconceito e autoestima entre adolescentes em contexto familiar e em situação de acolhimento institucional. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 389-407. ISSN 1808-4281.

Este estudo investigou as relações entre a percepção de preconceito e a autoestima em um grupo de 556 adolescentes escolares, que vivem com suas famílias, comparativamente a um grupo de 96 adolescentes em situação de acolhimento institucional. Foi utilizado o Questionário da Juventude Brasileira para avaliar questões referentes à percepção de preconceito sofrido e autoestima. A análise univariada de variância revelou diferenças significativas entre os grupos na variável preconceito e entre os sexos na variável autoestima, sendo que o grupo de adolescentes acolhidos apresentou maior percepção de preconceito e as participantes do sexo feminino menor autoestima em ambos os grupos. Conclui-se que, embora os participantes institucionalizados tenham maior percepção de preconceito, isso não se reflete em médias significativamente mais baixas de autoestima, indicando que as instituições de acolhimento podem representar um espaço de proteção capaz de fornecer, ainda que provisoriamente, condições para um desenvolvimento saudável.

Palavras-chave : preconceito; autoestima; adolescentes; institucionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )