SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Percepção de preconceito e autoestima entre adolescentes em contexto familiar e em situação de acolhimento institucionalEl impacto de la depresión para las interacciones sociales para los estudiantes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

CAMPOS, Josiane Rosa; DEL PRETTE, Almir  y  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Depressão na adolescência: habilidades sociais e variáveis sociodemográficas como fatores de risco/proteção. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 408-428. ISSN 1808-4281.

Habilidades sociais e algumas variáveis sociodemográficas têm sido apontadas como fatores de risco/proteção que podem ser preditivos da depressão em adolescentes. No entanto, ainda não se tem claro quais classes de habilidades e quais variáveis sociodemográficas seriam críticas nessa relação. Este trabalho teve por objetivo investigar quais dessas variáveis podem ser fatores de risco ou proteção da depressão na adolescência, bem como avaliar o poder preditivo de um modelo que inclui essas variáveis. Participaram 642 adolescentes, média de 13 anos, 103 com e 539 sem indicadores de depressão. Os dados, coletados com o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), o Inventário de Depressão Infantil (CDI) e o Critério Brasil (CCEB), foram analisados por regressão logística múltipla. Habilidades mais frequentes de empatia e autocontrole bem como idade de 12 anos revelaram-se fatores de proteção; dificuldade nas habilidades de civilidade e sexo feminino mostraram-se fatores de risco. O modelo avaliado apresentou baixo poder preditivo. As implicações dos resultados são discutidas.

Palabras clave : habilidades sociais; depressão; adolescentes; fatores de risco/proteção; predição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )