SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Analysis of predictors of psychological status of mothers of children with cerebral palsyCreativity and resilience in the life of Nise da Silveira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

BENETTI, Idonézia Collodel; GISARD, Edla  and  SILVA, Luciana Mendes da. A percepção do professor sobre os efeitos da música no comportamento dos alunos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 474-496. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa objetivou verificar se a música provoca mudança de comportamentos internalizantes e externalizantes, no contexto de sala de aula. Foram realizadas dezessete intervenções com duas turmas - uma turma experimental e outra de controle - do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública em uma cidade do Alto Vale do Itajaí (SC). No grupo experimental, as crianças tiveram contato com a letra e a melodia da música nas brincadeiras e exercícios e no grupo de controle foi usado somente o texto. Foi utilizado o CBCL na versão para professores, aplicado antes e após as intervenções. Os resultados obtidos não validaram a H1 da pesquisa, que afirmava existir diferença no comportamento de crianças que tiveram a música como mediadora dos comportamentos internalizantes e externalizantes na sala. Porém, apesar desses níveis não serem considerados significativos, os escores de todos os domínios investigados na pesquisa aumentaram, com exceção dos domínios relacionados aos problemas somáticos e problemas sociais. Hipóteses várias foram buscadas na literatura para justificar os objetivos não alcançados, tais como: a frequência das intervenções, tempo de investigação, ritmo e andamento da musica utilizada, etc.

Keywords : música; comportamento; externalização; internalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )