SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Drogadição no cárcere: questões acerca de um projeto de desintoxicação de drogas para pessoas privadas de liberdadeO uso do método história oral nas pesquisas qualitativas: contribuições para a temática do cuidado em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FREITAS, Ana Paula Araújo de  e  BORGES, Lucienne Martins. Tentativas de suicídio e profissionais de saúde: significados possíveis. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 560-577. ISSN 1808-4281.

Este estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo identificar os significados atribuídos por profissionais de saúde, que atuam em urgências e emergências hospitalares, às tentativas de suicídio. Foram entrevistados 16 profissionais de dois serviços de urgência e dois de emergência de um município do sul do Brasil. Os resultados mostraram a construção dos significados com base em dois polos. O primeiro entende o suicídio como condição de sofrimento que leva a uma conduta acolhedora. Já o segundo pontua o sofrimento, porém considera a demanda não legítima aos contextos pesquisados. Evidenciou-se a necessidade de espaços de discussão sobre o suicídio nos cursos da área da Saúde, bem como atividades de educação permanente que trabalhem o manejo clínico, qualificando assim a prática.

Palavras-chave : tentativa de suicídio; profissionais de saúde; urgências; emergências hospitalares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )