SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Tentativas de suicídio e profissionais de saúde: significados possíveisOs assassinatos imotivados e o advento do moderno debate crime-loucura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RIBEIRO, Mara Cristina  e  MACHADO, Ana Lúcia. O uso do método história oral nas pesquisas qualitativas: contribuições para a temática do cuidado em saúde mental. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 578-591. ISSN 1808-4281.

As pesquisas qualitativas em saúde mental vêm priorizando investigações sobre o cuidado percebido dentro de uma conjuntura de transformações sociais, políticas, culturais, ideológicas e comportamentais que têm marcado a saúde mental nos últimos anos. O artigo objetiva discutir o uso do método da história oral desde a sua concepção até os dias atuais e sua possível contribuição nas pesquisas qualitativas em saúde mental dentro desse novo contexto. A história da assistência psiquiátrica sempre esteve permeada por experiências de exclusão e estigmatização, e o uso desse método possibilita dar voz àqueles que durante anos foram silenciados, bem como narrar a história da transformação da atenção em saúde mental, na perspectiva dos novos protagonistas do cuidado.

Palavras-chave : pesquisa qualitativa; história oral; saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )