SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O uso do método história oral nas pesquisas qualitativas: contribuições para a temática do cuidado em saúde mentalUma bailarina pode ser negra? Crianças, bonecas e diferenças étnicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COSTA, Carlos Alberto Ribeiro. Os assassinatos imotivados e o advento do moderno debate crime-loucura. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 592-609. ISSN 1808-4281.

O presente artigo visa abordar o papel do tópico "assassinatos imotivados" na constituição do movimento dúplice de "criminalização da loucura" e "patologização do crime", surgido entre o início e meados do século XIX: o "debate crime-loucura". Com tal enfoque, pretende-se explicitar algumas das matrizes mais primitivas desse "debate", em detrimento de seus desenvolvimentos mais comumente abordados, como a teoria moreliana da degeneração e a criminologia positivista de Cesare Lombroso. Esse escrito procura, ainda, contextualizar o surgimento desse "debate" como uma discussão moderna, advinda do aparecimento da ciência, na cena da cultura, do capitalismo e da noção de autoria do crime. Ao termo desse texto, aponta-se a alternativa lacaniana ante os impasses do debate crime-loucura: trata-se da aposta, ao mesmo tempo ética e política, na "conciliação necessária" entre as construções de saberes e a perspectiva da proteção de direitos.

Palavras-chave : assassinatos; imotivação; loucura; crime.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )