SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Os assassinatos imotivados e o advento do moderno debate crime-loucuraNotas sobre o politicamente correto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CECHIN, Michelle Brugnera Cruz  e  SILVA, Thaise da. Uma bailarina pode ser negra? Crianças, bonecas e diferenças étnicas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 610-627. ISSN 1808-4281.

No presente artigo problematizam-se os modos como a construção de estereótipos e sentimentos preconceituosos são produzidos pelas imagens dos brinquedos, focalizando os bonecos e bonecas. Discute-se o modo como essas imagens estereotipadas produzem efeitos nas subjetividades infantis, analisando os discursos infantis sobre diferenças étnicas. Como método, utilizou-se uma abordagem qualitativa de análise do discurso. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS). Participaram da proposta vinte e seis crianças, com idades entre sete e oito anos em dez encontros semanais, realizados de março a maio de 2011. Utilizou-se um pequeno acervo de quatorze bonecos e bonecas diferentes, que desconstroem estereótipos. Os resultados apontam que a imagem destas bonecas favorece a desconstrução de preconceitos e estereótipos.

Palavras-chave : infância; subjetivação; etnia; brinquedos; toy.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )