SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Uma bailarina pode ser negra? Crianças, bonecas e diferenças étnicasO que é uma história policêntrica da psicologia? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

WEINMANN, Amadeu de Oliveira  e  CULAU, Fábio Vacaro. Notas sobre o politicamente correto. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 628-645. ISSN 1808-4281.

O artigo propõe-se a retomar o debate acerca do politicamente correto (PC), pois considera esse tema relevante no que concerne às lutas em torno da constituição do sujeito contemporâneo. Nesse sentido, examina as principais críticas endereçadas ao PC pelos autores revisados, a fim de detectar o estado atual dessa discussão. Em seguida, detém-se sobre as relações do PC com o humor, tomando como referência conceitual as elaborações freudianas sobre esse assunto. Por fim, analisa algumas das condições de formação dos discursos PC, a fim de realçar seus limites e possibilidades. A hipótese deste trabalho é a de que, tanto no que tange a suas premissas teóricas, quanto no que diz respeito a suas estratégias de intervenção, é possível - e desejável - reinventar o PC.

Palavras-chave : politicamente correto; humor; Freud.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )