SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The Relation Community Psychology and Behaviorism: From Critique to Dialogue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GOMES, Ana Cristina Passos; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt; MENDONCA FILHO, Euclides José de  and  MENEZES, Igor Gomes. Cidadania e cidadania organizacional: Questões teóricas e conceituais que cercam a pesquisa na área. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 711-731. ISSN 1808-4281.

A investigação da cidadania e cidadania organizacional é marcada por uma grande complexidade em sua conceitualização. Apesar da polissemia da definição do construto, muitos autores concordam na definição da cidadania organizacional enquanto comportamentos que não fazem parte da definição formal do cargo, podem ou não ser recompensados e são benéficos à organização. Assim, a ideia mais presente nos estudos de cidadania organizacional está ligada aos comportamentos de colaboração dos indivíduos para com outros indivíduos e para com a empresa, porém este conceito não abarca toda complexidade do construto. Este trabalho buscou a aproximação entre o conceito de cidadão organizacional com as perspectivas mais modernas sobre o tema. Apontando, assim, a tendência de modificação do construto à luz das mudanças sociais, políticas e econômicas que colaboram para o desenvolvimento de estudos teóricos e empíricos favorecendo o contínuo repensar de uma definição mais clara sobre a cidadania organizacional.

Keywords : cidadania; cidadania organizacional; delimitação conceitual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )