SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The Relation Community Psychology and Behaviorism: From Critique to DialoguePsychological attention and umbanda: Experience of care and mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GIANASI, Luciana Bezerra de Souza  and  OLIVEIRA, Denize Cristina de. A síndrome de burnout e suas representações entre profissionais de saúde. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 756-772. ISSN 1808-4281.

O artigo tem como objetivo comparar as representações sociais do esgotamento profissional e do burnout, entre profissionais de saúde de um hospital público universitário do Rio de Janeiro. O presente trabalho é parte dos resultados de uma tese de doutorado, podendo ser caracterizado como um estudo descritivo, de caráter transversal, a partir de uma amostra de conveniência totalizando 99 sujeitos. O instrumento de coleta foi um questionário contendo a técnica de evocações livres, cuja análise se deu por meio do uso do software EVOC 2005 e da construção do quadro de quatro casas. Os resultados apontam a existência de uma única representação social da "síndrome de burnout" e do "esgotamento profissional", estruturada a partir dos termos estresse e cansaço que fazem parte do núcleo central. Pode-se concluir que os profissionais de saúde possuem uma representação social alicerçada em duas dimensões, uma física e outra psicológica, destacando a importância das condições de trabalho para as profissões de saúde, especialmente no campo cirúrgico. Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento do campo teórico do burnout, sobretudo para sua compreensão conceitual.

Keywords : representação social; síndrome de burnout; profissional de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )