SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Burnout syndrome and its representations among health professionalsTo cartograph (in) the prison author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Atenção psicológica e umbanda: Experiência de cuidado e acolhimento em saúde mental. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 773-794. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste estudo de caso é relatar a experiência do plantão psicológico desenvolvido em um terreiro de umbanda, com destaque para os processos de construção do cuidado e do acolhimento em saúde mental.  O atendimento estruturou-se a partir da abordagem centrada na pessoa e de pressupostos do aconselhamento multicultural e da etnopsicologia. Cristal é uma jovem com um filho pequeno e reside com a mãe. No plantão, queixou-se de intensa dor no peito e crises de pânico pelo medo de morrer em decorrência dessa condição, bem como dificuldades no relacionamento com a mãe. Os relatórios médicos não apontaram qualquer comprometimento cardíaco. No atendimento, foi discutida a questão da autonomia e o fato de que o ser humano possui algum poder sobre as determinações que o afetam, sendo este processo mais importante que o diagnóstico. A comunidade religiosa mostrou dificuldades de compreender suas queixas, mas abriu espaço para a escuta do seu problema. Conclui-se que o acolhimento oferecido pela comunidade e no espaço do plantão psicológico alinha-se ao movimento que apregoa a necessidade de diversificar os espaços de atenção psicossocial e de oferta de cuidados em saúde mental.

Keywords : plantão psicológico; aconselhamento; saúde mental; umbanda.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )