SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Educative practices of teachers and child behavior, the transition to the first year of elementary schoolSocial skills, behavior problems and academic competence by children of nuclear and remarried families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

ALCKMIN-CARVALHO, Felipe; IZBICKI, Sarah  and  MELO, Márcia Helena da Silva. Problemas de comportamento segundo vítimas de bullying e seus professores. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 834-853. ISSN 1808-4281.

O estudo teve como objetivo comparar os escores de problemas de comportamento relatados por adolescentes, vítimas de bullying, aos escores reportados por seus professores, e discutir acerca das convergências e divergências, e de suas implicações. Para identificar alvos de bullying se utilizou a Escala de Violência Escolar e a versão traduzida do Peer Assessment. Na avaliação de problemas de comportamento foram utilizados o Youth Self Report e o Teacher Report Form. Participaram 50 adolescentes com média de 11,3 anos (DP=0,7), matriculados em duas turmas de Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) de uma escola pública paulista. Destes, sete (14%) foram identificados como alvos de bullying, sendo quatro do gênero masculino. Problemas de comportamento internalizantes, externalizantes e totais estiveram em nível clínico na maioria das vítimas, segundo o relato dos próprios alunos e de seus professores, que relataram menos problemas de comportamento internalizantes e mais problemas de comportamento externalizantes em comparação ao referido pelos alunos alvos de bullying. Houve diferenças estatisticamente significativas em externalizantes (Z=-2,31; p=0,01). Os resultados encontrados fornecem informações sobre os padrões de interação presentes no grupo avaliado, ratificando a importância de estudos voltados ao tema e de intervenções que visem reduzir e prevenir a ocorrência de bullying.

Keywords : bullying; violência escolar; problemas de comportamento; múltiplos informantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )