SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Problemas de comportamento segundo vítimas de bullying e seus professoresIndicadores de estresse e sobrecarga em cuidadores formais e informais de pacientes oncológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LEME, Vanessa Barbosa Romera; MARTURANO, Edna Maria  e  FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares e recasadas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 854-876. ISSN 1808-4281.

A partir das percepções de mães e de professoras, este estudo tem por objetivo avaliar semelhanças e diferenças nas habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares e recasadas. Participaram 94 mães (33 de famílias nucleares, 31 recasadas há menos de três anos e 30 recasadas há mais de três anos), cujos filhos passavam pela transição para o primeiro ano do Ensino Fundamental, e 22 professoras das crianças. O instrumento utilizado foi o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (versão pais e professores). O tipo de família não foi associado às habilidades sociais nem à competência acadêmica das crianças, mas apenas aos comportamentos externalizantes. De forma geral, segundo os relatos das mães, as crianças de famílias nucleares apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento que as crianças de famílias recasadas. Para as professoras, não houve diferenças nas habilidades sociais e na competência acadêmica das crianças de famílias nucleares e recasadas. Contudo, segundo as avaliações das professoras, as crianças de famílias recasadas apresentam mais comportamentos externalizantes quando comparadas às crianças de famílias nucleares.

Palavras-chave : pais; crianças; família; comportamento; competência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )