SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares e recasadasTrabalho infantil doméstico no interior dos lares: as faces da invisibilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MARONESI, Letícia Carrillo; SILVA, Nilson Rogério da; CANTU, Silvana de Oliveira  e  SANTOS, Andréa Rizzo dos. Indicadores de estresse e sobrecarga em cuidadores formais e informais de pacientes oncológicos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 877-892. ISSN 1808-4281.

Este estudo teve como objetivo identificar a presença de indicadores de estresse, os níveis de estresse e sobrecarga junto a cuidadores formais e informais de pacientes oncológicos. Participaram da pesquisa 33 cuidadores de pacientes com câncer no total, sendo 17 informais e 16 formais. Para a coleta de dados utilizou-se: 1) Roteiro para caracterização dos participantes; 2) O Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp - ISSL e 3) Protocolo Zarit Burden Interview - ZBT. Os resultados revelaram que 43% dos cuidadores informais encontravam-se na fase de resistência, 29% na fase de exaustão, 14% na fase de quase exaustão e 14% na fase de alerta. Os cuidadores formais 25% encontram-se na fase de exaustão e 75% na fase de resistência.  A sobrecarga também apresentou-se em maior escala em cuidadores informais do que formais, sendo 47% para 18,7% repectivamente. Contudo, os resultados não revelaram diferença estatística significativa entre os grupos para incidência de estresse, mas indicou diferença em relação à sobrecarga apontando que em cuidadores profissionais a incidência é menor. Os resultados sugerem a necessidade de implantar programas de suporte para cuidadores informais e formais, desenvolver estratégias de enfrentamento, manejo com as situações de sobrecarga e estresse, objetivando melhor qualidade de vida para o cuidador e, consequentemente, para o paciente que está recebendo os cuidados.

Palavras-chave : estresse; sobrecarga de cuidadores; pacientes oncológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )