SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Trabalho infantil doméstico no interior dos lares: as faces da invisibilidadeEvidências de validade do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RODRIGUES, Marisa Cosenza; PERON, Nayara Benevenuto; CORNELIO, Monaliza Medeiros  e  FRANCO, Gisele de Rezende. Implementação e avaliação de um Programa de Desenvolvimento da Empatia em estudantes de Psicologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 914-932. ISSN 1808-4281.

A empatia é uma habilidade social multidimensional, que torna o indivíduo capaz de compreender sentimentos, necessidades e perspectivas de alguém, expressando esse entendimento de modo que o outro se sinta compreendido e validado. Na Psicologia e no campo da saúde em geral, a empatia é essencial na prática profissional. O estudo-piloto objetivou implementar e avaliar o efeito de um programa de desenvolvimento da empatia em 14 graduandas de psicologia, média de 21,9 anos, de uma universidade pública mineira. No pré e pós-teste foram utilizados o Inventário de Empatia - IE e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal - EMRI. O Programa contou com cinco encontros semanais, totalizando 18 horas de intervenção. Realizou-se uma pesquisa de seguimento três meses após o término do programa, por meio de entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Os resultados quantitativos indicaram melhorias nos fatores do IE: Tomada de perspectiva, Sensibilidade afetiva, Flexibilidade interpessoal e Altruísmo. A avaliação de seguimento revelou benefícios para vida diária e relacional das participantes, maior preparação no âmbito das práticas psicológicas e aprimoramento da formação acadêmica. Conclui-se, a partir da necessidade dos futuros profissionais, o aprimoramento de suas habilidades empáticas.

Palavras-chave : treinamento de empatia; universitários; empatia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )