SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Implementation and assessment of a Program for the Development of Empathy in Psychology studentsThe processing speed and the arithmetic's learning difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; GUIMARAES, Silvia Brilhante  and  CONTI, Carolina. Evidências de validade do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 933-948. ISSN 1808-4281.

O presente estudo investigou a validade do instrumento Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica - RACF. Participaram da pesquisa 217 crianças de escolas públicas matriculadas no 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental. As crianças foram entrevistadas em quatro sessões nas quais procedeu a aplicação dos instrumentos: RACF, subteste de leitura do TDE e subtestes de vocabulário e de dígito do WISC III. Foram encontradas evidências de validade de critério, pois os escores se diferenciaram pelos anos escolares e nível de habilidade em leitura. Outra evidência de validade foi detectada quando se verificou a associação dos escores do RACF com outras tarefas de avaliação cognitiva, a saber, o vocabulário e memória para dígitos. Enfim, os resultados mostram que o RACF é uma tarefa sensível para mensurar a habilidade metafonológica das crianças.

Keywords : validade de critério; consciência metalinguística; habilidades linguísticas; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )