SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Evidências de validade do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF)Da Psicanálise como uma ciência particular do singular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CORSO, Luciana Vellinho  e  DORNELES, Beatriz Vargas. A velocidade de processamento e as dificuldades de aprendizagem na aritmética. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 949-966. ISSN 1808-4281.

Estudos em velocidade de processamento, uma das habilidades cognitivas subjacentes à aprendizagem da aritmética, têm despertado o interesse de pesquisadores nas áreas de educação matemática, psicologia cognitiva e neuropsicologia. A literatura indica que uma baixa velocidade de processamento é uma das características dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na aritmética. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa, ainda pouco conclusivos, que relacionam a velocidade de processamento e as dificuldades na aritmética. Discute a relação entre a velocidade de processamento e a memória de trabalho, outra habilidade cognitiva fundamental para a aprendizagem da matemática, e destaca a perspectiva de complementaridade entre estas duas funções. Por fim, o artigo relaciona a velocidade de processamento e a fluência em fatos aritméticos, e dá ênfase à hipótese de que uma baixa velocidade de processamento contribui para sobrecarregar a memória de trabalho acarretando dificuldades para a recuperação de fatos da memória de longo prazo. Destaca-se a necessidade de mais pesquisa para que se possa melhor definir o papel da velocidade de processamento na aprendizagem da aritmética e, assim, avançar na intervenção preventiva e corretiva das dificuldades nesta área.

Palavras-chave : Velocidade de processamento; Memória de trabalho; Dificuldades de aprendizagem na aritmética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )