SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A velocidade de processamento e as dificuldades de aprendizagem na aritméticaO objeto na anorexia - da falta do objeto ao objeto nada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CARVALHO, Wanderley Magno de. Da Psicanálise como uma ciência particular do singular. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 967-986. ISSN 1808-4281.

O artigo propõe considerarmos a psicanálise como uma ciência do singular; diferencia ciência do cientificismo contemporâneo, e define os termos "particular", "ciência", e "singular". Em seguida, discute a concepção dominante de ciência e aplica, em oposição ao termo, assim unívoco, parte da teoria matemática dos conjuntos, apresentada pelo filósofo Alain Badiou. Propõe o reconhecimento da pluralidade das ciências, da qual infere que a psicanálise é uma ciência particular. Em seguida, aponta algumas passagens das obras de S. Freud e de J. Lacan que nos autorizam o entendimento da Psicanálise como uma ciência. Discute o tema da verdade na Psicanálise e em Badiou, e finaliza com a proposta de que o dispositivo do "passe" seja um procedimento de formalização da ciência psicanalítica.

Palavras-chave : Psicanálise; ciência; teoria dos conjuntos; singular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )